O que são índices?

Não importa qual tipo de investidor você é, não dói pedir conselho de alguns dos investidores de maior sucesso de todos os tempos.

Tanto os grandes quanto os pequenos investidores devem ficar com os fundos de índice de baixo custo.

Warren Buffet
INTRODUÇÃO À NEGOCIAÇÃO DE ÍNDICE

É claro que seguir o conselho de Buffet seria quase impossível se você não sabe o que é um índice.

Fora do mercado de ações, um índice geralmente é encontrado no final de um livro e geralmente é apenas uma lista de citações ou informações bibliográficas. Um índice também pode ser um indicador ou um sinal de algo. Um índice no mercado de ações, no entanto, é uma lista e um indicador.

No mercado de ações, um índice é uma lista de ações que podem ser usadas para representar um determinado setor. Essas listas são compiladas para que os analistas possam medir as mudanças macro-estatísticas no mercado. Essas mudanças estatísticas podem dar aos investidores uma visão geral das coisas e, em alguns casos, significar movimentos futuros no mercado.

Basicamente, para obter uma visão de como o mercado está fazendo, os analistas compilam um índice de empresas públicas relevantes e, em seguida, medem o preço de suas ações ou capitalização de mercado. Estas médias são vitais para os investidores porque fornecem os primeiros sinais de alerta de um mercado de baixa, bem como proporcionam aos investidores algum tempo para se prepararem para um mercado em alta.

O primeiro índice do mercado de ações foi feito por Charles Dow, chamado de Dow Jones Industrial Average (DJIA). Em seu advento em maio de 1896, foi uma compilação das 12 maiores empresas de capital aberto dos Estados Unidos. Hoje, inclui as 30 empresas mais influentes nos EUA, representando cerca de 25% do valor do mercado acionário norte-americano.

Dando uma olhada apenas nos dados estatísticos do DJIA, um investidor ganha uma perspectiva abrangente do mercado dos EUA sem ter que olhar para todas as empresas americanas. Utilizar as informações dos índices permite que um profissional economize uma quantidade enorme de tempo que pode ser usado para fazer mais pesquisas.



O Dark Horse Do Mercado de Ações: O Fundo de Índice

Um dos índices mais conhecidos do mundo é o Standard & Poor's 500 (S & P 500) e é uma lista de 70% de todas as empresas de capital aberto nos EUA. É também o índice de escolha de Warren Buffet quando se trata de fundos de índice.

"Com o passar dos anos, muitas vezes me pediram conselhos sobre investimentos", escreveu Buffet em sua carta de 2016 aos acionistas. “Minha recomendação regular tem sido um fundo de índice S & P 500 de baixo custo.”

Como você já deve ter inferido, os índices são mais do que apenas veículos de informação estatística e também podem ser usados ​​como uma alternativa às estratégias de investimento padrão. Esta alternativa vem na forma de fundos de índice.

Para descobrir quais são os fundos de índice, é necessário primeiro analisarmos o retorno anual de um determinado índice. O S & P 500, por exemplo, tem um retorno anual médio de 10%, o que é mais do que o que os fundos mútuos mais ativamente gerenciados podem obter.

Isso não se limita ao S & P 500, mas a maioria dos índices tem analistas vencidos quando se trata de retornos anuais. O fato de que a maioria dos índices supera os fundos mútuos não é um avanço por qualquer meio. Os acadêmicos sabem há muito tempo sobre essa ocorrência e chegaram a desenvolver uma teoria em torno dela chamada Hipótese do Mercado Eficiente (HME).

Com isso em mente, é bastante óbvio que os índices fornecem uma oportunidade relativamente segura e ainda assim estranhamente lucrativa para os traders. É por isso que, em 1975, John Bogle criou o primeiro fundo mútuo de baixo custo que investiu não em empresas especificamente escolhidas, mas nas empresas que compõem o S & P 500.

Bogle começou uma tendência que continua até hoje, embora os fundos de índice sejam de alguma forma relativamente impopulares em comparação com as estratégias de investimento padrão. A razão por trás disso é o fato de que os fundos de índice são gerenciados passivamente. Isso significa que nenhuma pesquisa e análise está envolvida nessa estratégia, principalmente porque o fundo simplesmente espelha o índice de sua escolha.

Os seres humanos querem ser o mestre de seu próprio destino, afinal. Há também um certo grau de romantismo em ganhar dinheiro com suas próprias decisões apoiadas por pesquisas. De fato, o próprio Warren Buffet não segue seu próprio conselho, tendo impulsionado a Berkshire Hathaway ao topo usando suas próprias análises.

Still, it would be a wasted opportunity to not include at least one low-cost index fund in your portfolio. After all, there are only so few low-risk, high-profit investment opportunities in the stock market.



Com a plataforma MetaTrader 5 de múltiplos ativos da LBLV, você pode negociar uma ampla variedade de produtos de Índices e CFD com baixos spreads e requisitos de margem.